segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COMO MAXIMIZAR O USO DA CREATINA.


A creatina divide opiniões até mesmo entre os especialistas. Conheça os contras e os benefícios desse suplemento que promete aumentar os músculos e torná-los mais resistentes.

O que é creatina? 


A creatina é uma substância produzida a partir de 3 aminoácidos, estando presente em todos os animais vertebrados. Nosso corpo, sejamos atletas ou não, produz creatina através de proteínas consumidas na alimentação. A creatina é sintetizada nos rins e fígado, sendo transportada para ser armazenada nos músculos.
A principal função da creatina é fornecer energia para a contração dos músculos.




Matéria retirada da revista SAÚDE, uma conceituada revista Brasileira!


"Se você ousar fazer uma enquete entre o público de academias sobre um composto chamado creatina, arranjará polêmica na certa. Muita gente defende que a substância, ingerida na forma de suplemento, dá mais pilha para os músculos e aumenta o muque. Os entusiastas lembram que seu uso não é considerado dopping e que craques como Zidane, da seleção francesa de futebol, já recorreram a essa espécie de, digamos, combustível. Seus detratores, porém, garantem que ela pode causar danos ao organismo.

Quem tem razão? Os especialistas ainda não têm uma resposta na ponta da língua, mas já sabem um bocado a respeito. É inegável que a suplementação de creatina torna a musculatura mais resistente. "Há evidências experimentais de que ela possibilita um melhor desempenho em atividades de força e também em esportes que necessitam de explosão muscular", confirma Sérgio Andrade Perez, professor do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista.

Por isso ela é tão popular, especialmente entre corredores, ciclistas e nadadores. Alguns médicos, no entanto, vêem os resultados com cautela. "Faltam estudos e os que existem não têm muito peso científico", opina Renata Castro, diretora científica da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro (Somerj). Um dos temores é de que o tal composto comprometa o funcionamento dos rins.

Para tirar essa história a limpo, cientistas da Escola de Educação Física e Esporte da USP avaliaram praticantes de esportes que ingeriam 10 gramas de creatina em pó por dia. "Nenhum deles apresentou comprometimento da função renal", tranqüiliza o pesquisador Bruno Gualano. E veja bem: isso apesar de os voluntários terem ultrapassado de longe o limite recomendável de 3 gramas do suplemento — dosagem que, segundo boa parte dos especialistas, não oferece nenhum perigo, desde que ingerida por um período máximo de três meses. O que explicaria, então, os rins sãos e salvos do grupo estudado pelos cientistas da USP? Eles próprios arriscam duas hipóteses: o curto tempo de ingestão e a qualidade da creatina utilizada na pesquisa. Exceção feita às farmácias de manipulação, a venda desse tipo de suplemento estava proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, desde 1998. A justificativa era de que a substância não era um suplemento alimentar. Por isso, como um remédio, só o médico deveria receitá-la. Mas em 2010 foi liberada como suplemento alimentar, então não tem mais obrigatoriedade de ser receitada por médicos.

A nutricionista Nailza Maestá enfatiza a importância de procurar a orientação de um bom profissional e jamais ingerir o suplemento por conta própria.
"Não se pode fazer a prescrição com base apenas nas informações da embalagem", adverte Nailza. "O consumo indiscriminado não apenas prejudica a saúde como pode piorar o rendimento físico", avisa ainda Daniela Telo. Sem contar que os efeitos são temporários. Quer dizer, temporários em termos de ganho muscular. Já as conseqüências para os rins, essas podem até ser irreversíveis, fique bem entendido."(FONTE:http://saude.abril.com.br/edicoes/0282/corpo/conteudo_212039.shtml)

Coloquei essa matéria da revista saúde, para podermos entender um pouco mais sobre os efeitos da creatina no nosso organismo. Novas pesquisas apontam para uma quantidade de até 5g diários de creatina que podem ser tomados, desde que com os devidos cuidados, sem causar danos a saúde.


Saturação, funciona?


A saturação com creatina é quando tomamos uma quantidade maior do que o normal (20g por dia em media), na tentativa de acumular uma maior quantidade no organismo. vou ser taxativo... NÃO FUNCIONA!!!!!  Porque não? Estudos estão comprovando que nosso organismo tem a capacidade de utilização de até 7g de creatina por dia mais ou menos, sendo que nosso organismo já produz cerca de 2g, os outros 5g seriam por ingestão. Então, oque será que acontece ingerindo mais creatina do que nossa capacidade de absorção e utilização? Oque sempre acontece quando ingerimos mais do que conseguimos absorver, eliminamos! O único efeito positivo na saturação é que aceleramos um pouco a volumização muscular e adiantamos a recuperação da musculatura entre os treinos, mas esses efeitos são  tão pequenos que se compararmos 2 atletas, um que fez saturação e outro que não fez, depois de algum tempo os dois apresentarão a mesma evolução e efeitos muito similares com relação a suplementação com creatina, ou seja, você vai gastar mais dinheiro fazendo a saturação e conseguir os mesmos resultados de outro que toma creatina e não faz saturação, mané! Sendo que ainda corre o risco de ter posteriores problemas de saúde, incluindo nos rins, já que eles vão ter que filtrar todo o resto que seu organismo não aproveitar, lógico se você não tomar os devidos cuidados!
Enfim, várias escolas, norte americanas, russas, entre outras, já estão abandonando a saturação, pois não estão vendo resultados que valham a pena o investimento! Mas sua cabeça é seu guia e lembre-se que seu corpo é sua morada, portanto cuide bem dele!


Seja você também um consultor Bodygenics e faça parte do time campeão em suplementos! 

acesse: http://www.bodygenics.com.br/ e cadastre-se com o ID: 12201.


sábado, 29 de setembro de 2012

WHEY PROTEIN SEM MISTÉRIOS.


O QUE É WHEY PROTEIN?

Muitos devem se perguntar qual a melhor forma de se tomar a conhecida whey protein, pois bem vamos primeiro saber oque é essa proteína e como funciona para saber como se utilizar dela.
Whey protein é a proteína do soro do leite, ou seja quando você coloca leite para qualhar, aquele soro que aparece é riquíssimo em whey protein. Ela é essêncial para o crescimento e a recuperação muscular já que sua absorção é muito rápida e é riquíssima em aminoácidos essenciais(BCAA), um ótimo anti-catabólico, possui glutationa que é um poderoso anti-oxidante e ajuda na imunidade por possuir imunoglobulinas. Agora vamos falar dos tipos de whey existentes. Existem somente 3 tipos de whey, whey protein concentrado, whey protein isolado e whey protein hidrolisado, que podem ser produzidos por vários métodos diferentes, daí alguns suplementos que dizem ter 4 ou 5 tipos diferentes de whey, na verdade são só 3, mas com 4 ou 5 variações no modo de produção.

PROCESSOS PARA A OBTENÇÃO DE CADA TIPO DE WHEY PROTEIN.

 - WHEY PROTEIN CONCENTRADA: É a whey que se produz quando, depois de qualhado o leite, separamos o soro e desidratamos o mesmo, sobrando assim um pó branco que é o whey protein concentrado, ou seja, apenas concentramos ele por desidratação onde de um tonel de soro sobrou apenas uma pequena quantidade de proteína(whey). esse processo é o mais barato e a proteína resultante dele é a de menos qualidade porque além da proteína, também sobraram toda a gordura, açucares e imunoglobulinas que haviam no soro.
 - WHEY PROTEIN ISOLADA: É o tipo de proteína obtida por um processo de filtração iônica daquela whey que já está concentrada onde toda a proteína é separada dos açucares, gordura e imunoglobulinas, no caso dessa última seria uma desvantagem, já que as imunoglobulinas servem para aumentar nossa imunidade. É bem mais fácil de ser digerida que a whey concentrada pois não possui gorduras e carboidratos(açucar) para serem digeridos juntos, portanto sendo de melhor qualidade e mais cara que a whey concentrada.
 - WHEY PROTEIN HIDROLISADA: É a whey obtida através da proteína isolada, onde pegamos a molécula inteira de whey e quebramos em peptídios(pedaços menores, aminoácidos) e deixamos a proteína como se estivesse pré-digerida, só no ponto de ser absorvida. Um processo mais caro que os demais.

QUAL É A MELHOR WHEY PROTEIN?

Se formos ver pelo lado da velocidade de absorção, é lógico que a hidrolisada é melhor, depois a isolada e por último a concentrada, mas para definirmos a melhor temos que ver para que vamos usar a proteína, pois, dependendo do nível do atleta ou cliente, do tipo de treinamento e do abjetivo a ser alcançado com a suplementação, todos as 3 tipos pode ser consideradas a melhor! Exemplo:
Se um atleta precisa imediatamente parar o processo de catabolismo muscular de seu corpo causado por uma atividade altamente desgastante, sem querer obrigatoriamente hipertrofiar, seria a hidrolisada. Agora se o objetivo for a hipertrofia ou ganho de força obtidos com um treino de curta duração, mas de altíssima intensidade, a concentrada e a isolada já seriam mais adequadas para esse atleta.
Então no geral, um suplemento de whey protein de boa qualidade, não é o que tem whey isolada ou hidrolisada somente, pois limita muito o uso dessa proteína, mas sim o suplemento que contém os 3 tipos de whey, fazendo assim com que o organismo passe mais tempo absorvendo uma quantidade maior de whey impedindo o catabolismo ao mesmo tempo que propicia uma melhor recuperação e um maior anabolismo muscular, é o chamado "pool de aminoácidos circulantes" onde na medida que os aminoácidos da whey hidrolisada forem absorvidos, os da isolada ficarão a disposição, e quando esses forem absorvidos os da concentrada entrarão em cena ocasionando uma altíssima porcentagem de absorção de proteína durante um longo período de tempo pelo nosso organismo ocasionando ótimos resultados!

COMO CONSUMIR A WHEY PROTEIN.

A whey protein é uma das proteínas de absorção mais rápidas que existem, então na maioria dos casos o melhor seria consumi-la depois do treino. Agora o quanto teria que ser ingerido e com quanto tempo após o treino, vai depender muito do tipo de treino, intensidade do treino, objetivo a ser alcançado e alimentação consumida, já que para o suplemento ter efeito o corpo tem que ter a necessidade daquela suplementação quando a alimentação, bem orientada e bem feita, já não suprirem todas as necessidades protéicas do organismo. Mas isso já é uma outra história!



Seja você também um consultor Bodygenics e faça parte do time campeão em suplementos! 

acesse: http://www.bodygenics.com.br/ e cadastre-se com o ID: 12201.




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LICENCIATURA vs BACHARELADO!

Tem-se gerado muita discussão entre estudantes e conselhos regionais sobre quem deve atuar onde!
primeiro que o bacharelado em educação física nem existia antes de 2004, segundo que não cabe a conselhos regionais ou federais permitir ou proibir o profissional de uma área de trabalhar, isso tem que ser feito a nível de lei federal e sobre isso  a lei Nº 9.696, de 1 de setembro de 1998 não faz nenhuma distinção de profissionais de educação física e enquanto não mudarem essa lei, a meu ver de leigo, é ela que está regendo essa questão. também temos que ressaltar que como não existia o bacharel em educação física antes e os cursos de licenciatura é que preparavam os profissionais para as academias, a grade curricular das duas modalidades são muito parecidas, com disciplinas como ginástica de academia, musculação, treinamento desportivo, biomecânica, cineantropometria, entre outras que são direcionadas para todos os tipos de atividade física e, também a meu ver, habilitam para o trabalho em academia sim!
acho que para se ter uma separação real das duas modalidades, certas disciplinas tem que ser tiradas da grade do curso de licenciatura e outras acrescentadas, para que esse profissional tenha sua formação inteiramente voltada para o âmbito escolar aí sim não sendo permitidos trabalhar em outros locais, porque simplesmente proibir só por que querem dar força a uma modalidade que ainda nem tem profissionais capacitados em numero suficiente para substituir os que já estão no mercado, além de ser ditatorial, é também burrice! Tirar o emprego de milhares com a desculpa de que estão melhorando a profissão de educador físico é revoltante! 
O processo de mudança desses parâmetros está sendo muito mal feito pelos crefs e pelo confef. Impor uma condição sem preparo ou planejamento adequado pode e vai acarretar muitos problemas e discussões. Em 23 de abril desse ano, o MPF de Goiás derrubou a limitação imposta ao profissionais pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef), que limitava a atuação de quem faz licenciatura às escolas e os impedia de trabalhar em clubes e academias.link da notícia!
Então, como nossa história nos ensina, todo processo de mudanças tem que ser feito devagar, planejadamente e com a participação de todos os interessados. Eu mesmo se meu curso tivesse uma grade voltada só para escola, não estaria nem tocando no assunto, mas agora como pago várias matérias voltadas para academias e os mais variados desportos, não vou admitir ser considerado inapto a trabalhar em clubes e academias, sendo que já tive que corrigir inúmeros erros de estudantes e "profissionais" bacharéis em educação física que, ao se julgarem mais capacitados que os licenciados, deveriam ter mais critério em seu trabalho e não uma conduta totalmente relapsa, que estão tendo em sua esmagadora maioria,  não desmerecendo os estudantes e profissionais bacharéis que trabalham correto que infelizmente são minoria!

"UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIO É VISTO PELO SEU TRABALHO E NÃO PELA SUA FORMAÇÃO, E NO PIAUÍ OS BACHARÉIS ESTÃO DEIXANDO MUITO A DESEJAR EM RELAÇÃO AOS LICENCIADOS JÁ EXISTENTES NO MERCADO. ESSA É A REALIDADE!"




Seja você também um consultor Bodygenics e faça parte do time campeão em suplementos! 


acesse: http://www.bodygenics.com.br/ e cadastre-se com o ID: 12201.



LOJA VIRTUAL BODYGENICS

sábado, 8 de setembro de 2012

CORPOS PERFEITOS?



Muita gente coloca o "ter um corpo perfeito" como objetivo, mas na verdade isso é consequência. Qualquer indivíduo, que tenha uma alimentação saudável e faça exercícios físicos com um professor de Educação Física, terá inevitavelmente um corpo bonito.
Hoje em dia tem muita gente fazendo de tudo para alcançar esse "objetivo" de ter um belo corpo, seja para impressionar o sexo oposto ou aumentar a auto-estima, o problema é que estão exagerando muito em certos casos. O uso de anabolizantes ou suplementação proibida, e a injeção de substâncias oleosas como ADE, são o cúmulo do absurdo! No caso da ADE mais ainda, o músculo se transforma em uma bola redonda inchada parecendo um balão! existem algumas pessoas que postam videos na internet ridículos de se ver, peitorais masculinos que parecem seios femininos siliconados, e o cara ainda se acha!?!?!

Enfim, quando a qualidade de vida e o bem estar são tratados como objetivos, ou no caso do fisiculturismo quando a estrutura muscular bem construída e alcançando o seu máximo em desenvolvimento é o objetivo, não á espaço para coisas desse tipo, porque o foco é o desenvolvimento de habilidades físicas e não uma simples beleza visual!!! 
Assim, um treino bem feito junto com uma ótima alimentação e, se necessário, uma suplementação de qualidade, serão mais do que suficientes para uma ótima saúde, um ótimo desempenho corporal em todos os aspectos e consequentemente corpos esculturais!


Seja você também um consultor Bodygenics e faça parte do time campeão em suplementos! 

acesse: http://www.bodygenics.com.br/ e cadastre-se com o ID: 12201.



INÍCIO DE TUDO!


Olá sobreviventes do mundo moderno, inicio esse blog não para falar de catástrofes zumbis ou do fim do mundo, mas sim para tentar abrir a mente de muitos para a importância das habilidades físicas, habilidades essas que fazem a diferença em qualquer situação e podem salvar suas vidas. Daí o nome "O SOBREVIVENTE", é que para ser um bem sucedido, vocês precisam explorar todo o potencial de seus corpos e mentes, lembram? "corpo são, mente sã" e é essa ideia que vou tentar difundir aqui, a de que precisamos de atividades físicas e da importância extrema que elas tem, inclusive na cura de enfermidades!
Na vida, temos que ser os mais aptos, inteligentes, fortes e ágeis o possível, para nunca sermos pegos de surpresa, e se formos, que tenhamos todas as condições de escaparmos do que quer que seja, cada um de nós tem sempre que se considerar o maior para si mesmo, aquele que sempre escapa, que sempre estará disposto a lutar mais uma vez e que sempre vencerá, o sobrevivente de sua própria vida!
Bem vindos guerreiros esse blog é para vocês!