sábado, 29 de setembro de 2012

WHEY PROTEIN SEM MISTÉRIOS.


O QUE É WHEY PROTEIN?

Muitos devem se perguntar qual a melhor forma de se tomar a conhecida whey protein, pois bem vamos primeiro saber oque é essa proteína e como funciona para saber como se utilizar dela.
Whey protein é a proteína do soro do leite, ou seja quando você coloca leite para qualhar, aquele soro que aparece é riquíssimo em whey protein. Ela é essêncial para o crescimento e a recuperação muscular já que sua absorção é muito rápida e é riquíssima em aminoácidos essenciais(BCAA), um ótimo anti-catabólico, possui glutationa que é um poderoso anti-oxidante e ajuda na imunidade por possuir imunoglobulinas. Agora vamos falar dos tipos de whey existentes. Existem somente 3 tipos de whey, whey protein concentrado, whey protein isolado e whey protein hidrolisado, que podem ser produzidos por vários métodos diferentes, daí alguns suplementos que dizem ter 4 ou 5 tipos diferentes de whey, na verdade são só 3, mas com 4 ou 5 variações no modo de produção.

PROCESSOS PARA A OBTENÇÃO DE CADA TIPO DE WHEY PROTEIN.

 - WHEY PROTEIN CONCENTRADA: É a whey que se produz quando, depois de qualhado o leite, separamos o soro e desidratamos o mesmo, sobrando assim um pó branco que é o whey protein concentrado, ou seja, apenas concentramos ele por desidratação onde de um tonel de soro sobrou apenas uma pequena quantidade de proteína(whey). esse processo é o mais barato e a proteína resultante dele é a de menos qualidade porque além da proteína, também sobraram toda a gordura, açucares e imunoglobulinas que haviam no soro.
 - WHEY PROTEIN ISOLADA: É o tipo de proteína obtida por um processo de filtração iônica daquela whey que já está concentrada onde toda a proteína é separada dos açucares, gordura e imunoglobulinas, no caso dessa última seria uma desvantagem, já que as imunoglobulinas servem para aumentar nossa imunidade. É bem mais fácil de ser digerida que a whey concentrada pois não possui gorduras e carboidratos(açucar) para serem digeridos juntos, portanto sendo de melhor qualidade e mais cara que a whey concentrada.
 - WHEY PROTEIN HIDROLISADA: É a whey obtida através da proteína isolada, onde pegamos a molécula inteira de whey e quebramos em peptídios(pedaços menores, aminoácidos) e deixamos a proteína como se estivesse pré-digerida, só no ponto de ser absorvida. Um processo mais caro que os demais.

QUAL É A MELHOR WHEY PROTEIN?

Se formos ver pelo lado da velocidade de absorção, é lógico que a hidrolisada é melhor, depois a isolada e por último a concentrada, mas para definirmos a melhor temos que ver para que vamos usar a proteína, pois, dependendo do nível do atleta ou cliente, do tipo de treinamento e do abjetivo a ser alcançado com a suplementação, todos as 3 tipos pode ser consideradas a melhor! Exemplo:
Se um atleta precisa imediatamente parar o processo de catabolismo muscular de seu corpo causado por uma atividade altamente desgastante, sem querer obrigatoriamente hipertrofiar, seria a hidrolisada. Agora se o objetivo for a hipertrofia ou ganho de força obtidos com um treino de curta duração, mas de altíssima intensidade, a concentrada e a isolada já seriam mais adequadas para esse atleta.
Então no geral, um suplemento de whey protein de boa qualidade, não é o que tem whey isolada ou hidrolisada somente, pois limita muito o uso dessa proteína, mas sim o suplemento que contém os 3 tipos de whey, fazendo assim com que o organismo passe mais tempo absorvendo uma quantidade maior de whey impedindo o catabolismo ao mesmo tempo que propicia uma melhor recuperação e um maior anabolismo muscular, é o chamado "pool de aminoácidos circulantes" onde na medida que os aminoácidos da whey hidrolisada forem absorvidos, os da isolada ficarão a disposição, e quando esses forem absorvidos os da concentrada entrarão em cena ocasionando uma altíssima porcentagem de absorção de proteína durante um longo período de tempo pelo nosso organismo ocasionando ótimos resultados!

COMO CONSUMIR A WHEY PROTEIN.

A whey protein é uma das proteínas de absorção mais rápidas que existem, então na maioria dos casos o melhor seria consumi-la depois do treino. Agora o quanto teria que ser ingerido e com quanto tempo após o treino, vai depender muito do tipo de treino, intensidade do treino, objetivo a ser alcançado e alimentação consumida, já que para o suplemento ter efeito o corpo tem que ter a necessidade daquela suplementação quando a alimentação, bem orientada e bem feita, já não suprirem todas as necessidades protéicas do organismo. Mas isso já é uma outra história!



Seja você também um consultor Bodygenics e faça parte do time campeão em suplementos! 

acesse: http://www.bodygenics.com.br/ e cadastre-se com o ID: 12201.




Nenhum comentário:

Postar um comentário